Radares de fiscalização aérea e Centro de Inteligência irão potencializar fiscalização na fronteira

Joelma Belchior, Sejusp


O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira acredita que o radar inaugurado pelo presidente Jair Bolsonaro nesta quarta-feira (30), em Ponta Porã, juntamente com as estações já em operação em Porto Murtinho e Corumbá e o novo Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública, em implantação em Mato Grosso do Sul, irão potencializar a fiscalização dos crimes transfronteiriços em Mato Grosso do Sul.

“A inteligência embarcada no Sisfron, aliada a esses radares e a toda a tecnologia e capacidade do Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública, irá propiciar uma rigorosa fiscalização e combate aos crimes transfronteiriços, principalmente o tráfico de drogas”, disse Videira durante a inauguração.

O Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública da Região Centro-Oeste (CIISPR-CO), que irá funcionar no antigo prédio do Clube do Servidor e reunirá em um mesmo local equipes formadas por agentes de inteligência das forças estaduais, federais, forças armadas e de fiscalização, como Secretaria Estadual de Fazenda e Receita Federal do Brasil, para atuar de forma integrada e coordenada com foco no combate ao crime organizado, em sincronia com as demais regiões do país.

“Nós vamos inaugurar daqui uns dias em Campo Grande, o primeiro Centro de Inteligência do Centro Oeste brasileiro, dentro da nossa Capital, fruto dessa parceria entre o Governo do Estado e o Governo Federal. Essa integração é estratégica para trabalhar vários temas, entre eles a rota bioceânica, tráfico e contrabando”, disse o governador Reinaldo Azambuja.

Entre as principais funções do CIISPR-CO estarão a coleta, análise e disseminação de inteligência para tomadores de decisão dos estados do Centro-Oeste e demais agências de inteligência de segurança pública do país.  Os agentes vão produzir conhecimentos estratégicos e terão acesso integrado de conteúdo pertencentes às bases de dados de diversas instituições.

Os radares

O radar de Ponta Porã é o terceiro a ser implantado pelo Governo Federal para fiscalizar o tráfego de aeronaves voando em baixas altitudes na fronteira do Mato Grosso do Sul com o Paraguai e Bolívia. A primeira estação foi inaugurada em Corumbá, em agosto de 2020, e a segunda em Porto Murtinho, em março deste ano. Ao todo foram investidos mais de R$ 127 milhões nos três sistemas, que fecham a vigilância do espaço aéreo no Estado.

A nova estação de radar implantado pela Força Aérea Brasileira (FAB), integra o programa de modernização e ampliação de radares de vigilância do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB).

Equipada com soluções de última geração, a estação é composta por um radar primário de longo alcance LP23SST-NG e um secundário RSM970S. Os radares possuem capacidade de detectar aeronaves cooperativas e não-cooperativas e incorpora funcionalidades como as medidas de proteção eletrônica e altimetria, além de excelente desempenho de precisão e detecção dos alvos, inclusive aeronaves com velocidade baixa ou nula, como os helicópteros, ou com velocidade e elevada capacidade de manobra, como os aviões de caça.

Os radares utilizam as mais recentes tecnologias para fornecer a melhor resposta aos requisitos operacionais, garantindo total integridade e disponibilidade dos dados de vigilância e comunicação, associados a alta confiabilidade. Os equipamentos foram fabricados no Brasil pela Empresa Omnisys, que possui sede em São Bernardo do Campo (SP).

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!